terça-feira, 22 de outubro de 2013

SESIMBRA


TRADIÇÕES DE SESIMBRA


O concelho de Sesimbra tem como santo padroeiro o Senhor Jesus das Chagas. Santo da devoção dos pescadores a Ele recorrem nos momentos mais difíceis e a Ele correm a agradecer as bênçãos enviadas.

Em Portugal podemos encontrar três imagens iguais ou bastante semelhantes e, todas elas apareceram nas praias: Senhor Jesus das Chagas em Sesimbra; Senhor da Cruz em Barcelos e Senhor Bom Jesus de Fão em Esposende.

Em todas estas localidades as festas em honra de Jesus realizam-se a 3/4 de Maio. Coincidência ou não, o dia 3 de Maio é, no calendário litúrgico, o dia da festa da Invenção da Santa Cruz.  Quando quiserem contar-vos-ei a história deste dia.

Em Sesimbra a imagem de Jesus está rodeada de lendas e histórias cuja base verídica assenta na retirada das imagens das igrejas inglesas quando da revolta protestante. Todas as imagens foram atiradas ao mar e, com a força das correntes uma veio parar à praia de Sesimbra.

A primeira procissão ao Sr. Jesus das Chagas data do último quartel do séc. XVIII e saiu da igreja da Misericórdia para a igreja Matriz. No dia 4 de Maio de cada ano, o andor do Senhor sai da Igreja Matriz, todo envolto em flores, acompanhado por uma longa ala de pescadores com opas vermelhas, percorre a Vila, abençoa os barcos (os que restam) no mar, abençoa os camponeses - virando-se para o campo – e regressa à igreja da Misericórdia, onde permanece todo o ano.

Maria Glória Chagas




Sem comentários:

Enviar um comentário