segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ALMOUROL

Por Terras de Templários

No ensolarado sábado 22 de Junho partimos bem cedo, porque o calor prometia “apertar” e o programa era bem preenchido, para a zona de Constância, Tancos, Vila Nova da Barquinha, Atalaia…,outrora terras, «comendas» de Templários e, onde ainda hoje podemos vislumbrar um dos seus vestígios mais românticos, o belíssimo castelo de Almourol.
O castelo, localizado num ilhéu granítico, 18 metros acima do rio Tejo, constitui um elemento da linha de defesa que os Templários estabeleceram no séc. XII,
sob o comando do famoso Grão-Mestre Gualdim Pais.
O passeio foi muito agradável e pleno de informações históricas e artísticas que nos foram sendo fornecidas de forma cativante  e entusiasmada pelo Dr. Anísio Franco. Destaco a maravilhosa leitura da escultura barroca e decorativa da Igreja Matriz de Constância ou a análise da arquitetura renascentista da Igreja Matriz da Atalaia e dos seus programas decorativos como o do portal principal, da autoria de João de Ruão.
A caminhada pelo Parque de Escultura Contemporânea em Vila Nova da Barquinha foi uma grata surpresa pelo bom gosto e qualidade das peças aí Implantadas, e, também pela sua relação com a envolvente natural, espaço de descanso e lazer, que coloca esta vila  definitivamente no mapa dos sítios a visitar neste concelho.
Resta-me esperar que num próximo passeio possamos visitar o centro, o “coração” da vivência Templária em Portugal e falar um pouco mais das suas teorias, das conjeturas que sobre esta Ordem têm sido tecidas e também dos mistérios que ainda hoje alimentam a imaginação de historiadores e romancistas.






















Texto: Isabel Gualdino
Fotografias: Francisco Ferreira
22 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário