domingo, 5 de janeiro de 2014

O BRILHO DAS CIDADES

Chegou 2014.
Todos nós o recebemos com Esperança, Alegria – assim espero – Amor, Saúde e menos euros – infelizmente.
Arregaçámos as mangas e começámos a trabalhar. Em quê? No lazer, nas visitas culturais, nas idas ao cinema, ao teatro….
Hoje foi o 1º dia de visitas deste ano. Fomos à Gulbenkian ver a exposição “O brilho das cidades -a rota do azulejo”. Porquê este título para a exposição? “Brilho” será o reflexo de culturas diferenciadas na Europa e na Ásia onde a arte do azulejo se desenvolveu.
Partindo de um núcleo de cerâmica Iznik, oriunda da Turquia que integra a  colecção do museu Gulbenkian, percorre-se um grande número de países como o Irão, a Síria, o Egipto, a Tunísia, a França, a Itália, a França, a Bélgica, a Holanda, a Inglaterra, a Alemanha e Portugal. Cerca de 30 peças são azulejos portugueses.
A exposição compreende cinco núcleos temáticos que juntam obras que revelam afinidades no fabrico e uso do azulejo, apesar das diferenças de caracter social, cultural, política e religiosa:
- Origens
- Paredes que falam
- Ornatos e mensagens
- Poéticas narrativas
- O azulejo sob o signo do progresso: sécs XIX e XX.
Dentro destes núcleos encontramos módulos temáticos que abordam questões como o mito da cerâmica dourada, as conquistas da geometria, a importância da heráldica, a interligação do azulejo na arquitectura, o valor da mitologia cristã, a estilização da Natureza, a representação da utopia e do quotidiano, a importância do aparecimento da industrialização do azulejo.
Também pudemos observar diferentes técnicas de fabrico de acordo com diversas escolas e oficinas.
No final da exposição podemos deliciar-nos com obras de Cargaleiro, Viera da Silva e outros.
E foi uma visita muito agradável que nos deu um pouco mais de saber e que nos ensinou a compreender os muitos azulejos espalhados pelo nosso país- desde o séc.XV- por igrejas, conventos, palácios, paredes de prédios, estações de metro….

Texto: Maria da Glória Chagas
Fotografias retiradas da internet

1 comentário:

  1. Esperança, Alegria, Amor e Saúde, quatro belas palavras às quais devemos acrescentar Energia e Criatividade, para enfrentar o que nos espera para o ano 2014.

    Que esta visita com que iniciámos as nossas atividades e outras que iremos fazer contribuem para reforçar o nosso moral.

    ResponderEliminar