segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

VINHAIS

OUTONO DOURADO EM VINHAIS

Vinhais é uma terra muito bonita, mas é muito longe!

Este é um lugar comum frequentemente ouvido, quando alguém se refere a Vinhais, a que costumo responder com outro lugar comum, que é o de dizer que Lisboa é que é longe, porque Vinhais está mais perto do centro da Europa do que Lisboa.
Na verdade, de Lisboa a Paris, por exemplo, são cerca de mil e quinhentos quilómetros, enquanto que, para chegar de Vinhais à capital francesa  se têm de percorrer  apenas cerca de mil. Para ir a  Madrid, enquanto os habitantes de Lisboa têm de andar quinhentos quilómetros, aos de Vinhais basta-lhes percorrer trezentos.
Como quer que seja, Vinhais, é, de facto, uma terra muito bonita não porque seja eu a dizê-lo, já que,  por lá ter nascido, sou  obviamente suspeito, mas porque é essa a opinião, diria unânime, das pessoas que visitam  Vinhais e o seu concelho, situados no nordeste transmontano, ou terra fria, como também lhe chamamos.
A maior parte do concelho está abrangida pelo Parque Natural de Montezinho, tratando-se, assim, de uma zona com paisagem protegida, a coberto, em grande parte, de alguns desmandos  a que os seres  humanos  são, por vezes, muito atreitos.
Não foi por acaso, aliás, que nos primeiros do século passado, Francisco Manuel Alves,  o abade de Baçal, autor de uma obra notável, intitulada Memórias Arqueológicas do Distrito de Bragança, escrita em  onze volumes, apelidou Vinhais de Sintra transmontana.
Não espere o visitante encontrar um património histórico e artístico muito significativo, outros são os encantos desta terra, e estes são os encantos com que natureza nos distinguiu, seja  ao longo dos verdejantes vales ou  das terras montanhosas,  algumas delas  atravessadas por rios de água tão límpida, que nas partes mais baixas consegue ver-se o fundo.
Pergunta-se, então, qual será a melhor altura do ano para ir a Vinhais, certo como é que esta terra não pode deixar de ser visitada, porque se situa numa região com “paisagem a sério”, como expressivamente disse uma vez uma amiga.
O que deve dizer-se, a esse propósito, é que em todos os meses do ano a paisagem é linda, ainda assim excluiria apenas o período que decorre entre Janeiro e Março, isto porque , nessa época, há menos  vegetação,  as árvores estão mais despidas, e os dias são mais pequenos.
No resto do ano, seja na primavera, no verão, no outono, em parte do inverno, a paisagem é deslumbrante, ora pelos seus verdes, na primavera, ora pelos seus variadíssimos tons de amarelo e castanho no verão e no outono.
As fotografias que aqui se mostram, e foram recentemente tiradas, pretendem ser apenas um cheirinho para aguçar o apetite, mas nelas já pode ver-se que na paisagem predominam os castanheiros e os carvalhos, árvores que  vão mudando de cor e visual, consoante a estação do ano em que estejamos, mas também  há  os lameiros, com os seus verdes de vários tons, tudo isto constituindo  um enorme encantamento, mesmo para os observadores mais desatentos.


Por tudo isto, é obrigatório ir a Vinhais!!!!
     




                   












Texto e fotografia : Francisco Morais Ferreira

4 comentários:

  1. As fotografias são lindas. Só podiam sê-lo. Trás-os- Montes com Toda a sua beleza.

    ResponderEliminar
  2. Em defesa da minha terra que é a cidade de Lisboa quero dizer que fica mais perto de Nova Iorque e da Costa da Caparica. Agora quem ama paisagens naturais, como é o meu caso, tenho que me render e sentir inveja por um refúgio tão pacífico e com tonalidades tão deslumbrantes com mostram as fotos aqui publicadas. Haveremos de ir a Vinhais!
    Ana Amorim

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso das fotografias e o texto abriu mesmo o apetite de(re)visitar Vinhais.
    Maria João Campos

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmmmmmmmmmmmm...aguçou-me o apetite. Apesar de já lá ter estado há muito tempo, porque não irmos todos até lá e daí fazermos uma pequena incursão em terras dos nuestros hermanos?

    ResponderEliminar